Fibromialgia


Paciente com dor generalizada no corpo, aumentando em pontos característicos, falta de disposição e energia, dificuldades para dormir, problemas de intestino, dor de cabeça e distúrbios emocionais contínuos são fortes candidatos a diagnóstico de FIBROMIALGIA. Trata-se de uma doença de causa desconhecida, mas que está relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central. Este se torne hipersensível à dor (hiperalgesia), respondendo a qualquer estímulo físico e/ou emocional. Nota-se também que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores desta doença e que, desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento. Em 90% dos casos, a fibromialgia atinge as mulheres entre 35 e 50 anos, mas que também pode aparecer na adolescência.


A Fibromialgia deve ser tratada por vários profissionais para que se obtenha um resultado satisfatório: Médico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista e Educador Físico. Hoje em dia um novo profissional tem auxiliado muito os pacientes com Fibromialgia: o Quiropraxista. 

A região da coluna vertebral é a que mais sofre com esta doença e a Quiropraxia pode ser uma grande aliada no controle dos quadros dolorosos desenvolvidos. Através de técnicas manipulativas nas articulações e músculos, o quiropraxista buscará restaurar a mecânica de movimento do corpo e reduzir os sintomas associados como: rigidez matinal, dor de cabeça crônica, fadiga, irregularidades menstruais, distúrbios do sono, fraqueza muscular, depressão e ansiedade. Desta forma,dará condições mais favoráveis ao paciente no que diz respeito a sua qualidade de vida.


Estudos avaliaram a efetividade da Quiropraxia no tratamento de pacientes com fibromialgia. Os autores constataram que os pacientes obtiveram aumento da mobilidade, flexibilidade e melhora da dor, melhora da qualidade do sono e do nível de fadiga. (1,2)

Lembre-se, a Fibromialgia deve ser tratada por vários profissionais! Procure seu médico e seu psicólogo para saber mais!


1. Blunt KL, Rajwani MH, Guerriero RC: The effectiveness of chiropractic management of fibromyalgia patients: a pilot study. J Manipulative Physiol Ther 20: 389-399, 1997.
2. Hains G, Hains F: A combined ischemic compression and spinal manipulation in the treatment of fibromyalgia: a preliminary estimate of dose and efficacy. J Manipulative Physiol Ther 23: 225-230, 2000. 

Nenhum comentário: