Quiropraxia em crianças


A Quiropraxia não tem restrição de idade e as evidências mostram que os benefícios para crianças são muitos. Tratamentos de disfunções articulares, escoliose juvenil, enurese noturna, asma juvenil, irritabilidade de bebê, cólicas e outros. As técnicas quiropráticas utilizadas em bebês são delicadas, uma leve pressão é aplicada para corrigir a disfunção articular. 

Foi publicado uma pesquisa com 102 bebês, com idade média de cinco semanas, que tinha como objetivo avaliar a síndrome do bebê irritado ou com sinais de cólicas. A amostra foi dividida em 3 grupos: um grupo de tratamento de rotina (33) recebendo a manipulação da coluna, em uma média de quatro atendimentos; um grupo de tratamento semelhante (34), mas com os cuidadores sem saber qual terapia seria ofertada (ou seja, cegos); e um grupo controle sem tratamento (34) com os cuidadores igualmente cegos. Para detectar os resultados, a escala de avaliação utilizada foi o Diário de Choro nas últimas 24 horas – considerado teste padrão-ouro já validado. Observou-se uma melhoria estatisticamente significante maior nos primeiros dois grupos (redução de 70,2% no diário choro de 4,6 horas para 1,4 horas, e 54% a partir de 5,1 horas a 2,3 horas, respectivamente) em comparação com o grupo de controle não tratado (9,4% de redução de 5,7 horas a 5,1 horas). Desta maneira, os autores concluíram que a Quiropraxia mostra-se benéfica ao tratamento da cólica infantil independente do conhecimento dos cuidadores do real tratamento. 


Outro estudo com crianças de 5 a 12 anos, teve como objetivo determinar se a Quiropraxia tinha influência em tratamento psicossocial de crianças, a partir da avaliação de sinais clínicos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Novamente, a amostra foi dividida em três grupos: um grupo faria a terapia real e o tratamento conservador, outro grupo faria uma terapia falsa e tratamento conservador, e um grupo controle mantendo apenas o tratamento convencional. Como resultado, após 14 intervenções, apenas o grupo que fez Quiropraxia real apresentou mudanças significativas em pelo menos cinco pontos na escala padrão-ouro para essa avaliação, o Conners ADHD Index.

Outro artigo recente publicado nesta área, do Jornal of Manipulative and Physiological Therapeutics, mostra o beneficio da Quiropraxia para as crianças que sofrem enurese noturna, mais conhecido como hábito de urinar na cama. Os resultados do estudo apontam "uma melhora importante em crianças com este problema quando comparadas com crianças que não receberam os cuidados da Quiropraxia".

Foram pesquisadas 171 crianças que sofriam enurese, em média de sete noites por semana. Com o tratamento quiroprático as noites molhadas se reduziram para quatro por semana e após dois meses de tratamento, 25% das crianças mostraram uma redução de 50%. Surpreendentemente, em algumas crianças a melhora é imediata, bastando o primeiro ajuste de Quiropraxia. Estes procedimentos dispensam o uso de medicamentos para corrigir a disfunção.

Portanto, esses são exemplos de estudos recentes bem desenhados que mostram significativos resultados que justificam uso da Quiropraxia em crianças e lactentes. 


Referências:
Bjelkarøy MT, Miller J et al. Chiropractic Manual Therapy for Infant Colic: A Double-Blinded Placebo-Controlled Randomized Trial Proceedings of WFC’s 11th Biennial Congress. 2011: 101-2.
Karpouzis F, Bonello R et al. Final Data of the Effects of the Neuro-Emotional Technique for Pediatric Attention – Deficit/Hyperactivity Disorder: A Randomized Controlled Trial Proceedings of WFC’s 11th Biennial Congress. 2011: 112.
Leboeuf C, Brown P, Herman A, Leembruggen K, Walton D, Crisp TC. Chiropractic care of children with nocturnal enuresis: a prospective outcome study. Journal of manipulative and physiological therapeutics. 1991;14(2):110-5.

Nenhum comentário: