Alterações posturais (escoliose, hiper-cifose, hiper-lordose)

Uma coluna vertebral normal apresenta curvas anatômicas regulares. A primeira é uma curvatura suave para frente no pescoço, que equilibra o peso da cabeça e permite a formação de um canal para a passagem da medula espinhal e os nervos. Esta curva na região cervical desenvolve um papel importante na determinação do formato global e estrutura do resto da coluna, afetando todo o esqueleto e sua habilidade de manter o equilíbrio. Em alguns casos, o ângulo dessa curva pode estar aumentado, projetando a cabeça patologicamente para frente. Em outros caso, esse ângulo pode apresentar-se diminuído, provocando o que conhecemos por retificação da cervical. Esses casos patológicos devem ser corrigidos, pois podem gerar compressão dos nervos que emergem entre essas vertebrais cervicais (principalmente os do plexo braquial), acarretando em doenças com a Síndrome do Desfiladeiro Torácico.
               
A segunda curva normal da coluna é suave e trás, na região superior das costas ou região torácica. Quando essa curvatura está exagerada, projetada posteriormente, diz-se que o paciente apresenta quadro de hiper-cifose. As vértebras da torácica se articulam com as costelas, desta forma, desalinhamentos nessa região podem provocar problemas respiratórios por incapacidade da caixa torácica se movimentar de forma adequada.

A terceira curva, na parte mais baixa das costas conhecida como lombar, é para frente. Essa curvatura sustenta a maior parte do peso do corpo e suporta os órgãos internos. É muito comum pacientes com o ângulo dessa curva muito aumentado, quadro patológico conhecido como hiper- lordosePor último, existe a suave curva para trás do sacro que se alinha com a curva natural na área torácica, terminando com o cóccix levemente apontado para frente.

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para os lados, resultando em um formato parecido com a letra “C” ou com a letra “S”. Além deste desvio lateral, pode ocorrer que as vértebras rotacionem e quando isto acontece, é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. A escoliose é uma desordem deformante, onde nota-se diferença nos níveis tensionais dos músculos estabilizadores da coluna vertebral, alteração na altura dos ombros e em alguns casos, um formato de “corcunda” na região das costas ocasionado pela rotação das vértebras que alteram a posição da costela e, consequentemente, um lado das costas fica mais elevado do que o outro.

Sintomas de dor podem ocorrer nos pacientes portadores de escoliose, porém não é regra. Estudos relacionam a dor como um sintoma secundário da escoliose que surge devido aos hábitos posturais e esforço físico incorreto. O tratamento da escoliose depende de diversos fatores, são eles: idade do paciente, flexibilidade da coluna, gravidade da curva, e a causa que levou à escoliose. Com a Quiropraxia conseguie-se restaurar o movimento perdido das articulações da coluna vertebral, evitando quadros tensionais e processos inflamatórios por sobrecarga. Em muitos casos, há estudos que apontam reversão do ângulo anormal escoliótico com tratamento quiroprático.


Resultado da Quiropraxia em quadro de escoliose (antes e depois):


Nenhum comentário: