Hérnia de Disco


Entre as vértebras da coluna  existem os chamados discos intervertebrais. São placas de cartilagem que formam um coxim (como um almofada amortecedora) entre os corpos das vértebras, que são constituídos de osso.  Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região. Após traumatismos, quedas , acidentes automobilísticos, esforços ao se levantar etc, a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas. Em qualquer local da coluna pode haver hérnia de disco.

O disco pode apenas estar abaulado, com o núcleo pulposo, que é semelhante a uma gelatina, "empurrando" o ânulo fibroso; nesses casos, não falamos em hérnia de disco ainda, mas sim em protrusão discal. Numa outra situação, o ânulo fibroso pode se romper, e levar ao extravasamento da substância gelatinosa, o núcleo pulposo. Nesse caso, falamos em ruptura do disco intervertebral, disco extruso ou hérnia de disco. Tanto o disco abaulado (protruso) quanto o herniado (extruso) podem levar a sintomas por comprimirem ou irritarem raízes nervosas que vão formar os nervos das pernas e dos braços, levando aos seguintes sintomas:

dor lombar, no quadril e nas coxas, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo (hérnias lombares)
- dor acentuada ao espirrar, levantar peso etc.
- deformidade postural da coluna
dificuldade para andar e flexionar a coluna


O ajuste quiroprático tem como objetivo restaurar a posição e o movimento articular, reduzindo a pressão das vértebras sobre os discos e, consequentemente, destes sobre os nervos. Isso ajuda a diminuir a inlfamação e a dor, permite a cicatrização natural dos tecidos e restaura o funcionamento normal dos nervos. É possível estabilizar e, em alguns casos, até reduzir a hérnia com o tratamento conservador da Quiropraxia, livrando o paciente de possíveis procedimentos cirúrgicos. 

Nenhum comentário: