Problemas articulares

Bursite no ombro? Tendinite no cotovelo ou tornozelo? Artrose de joelho ou quadril? Dores na mandíbula? A Quiropraxia também pode minimizar, ou até mesmo eliminar, esses distúrbios! Por mais que a técnica tenha se propagado por melhorar as dores na coluna, os quiropraxistas são profissionais treinados para lidar também com as articulações e músculos das extremidades do corpo, dessa forma os problemas de ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo também podem encontrar solução nos ajustes quiropráticos.

A má postura altera diversas funções músculo esqueléticas do corpo e pode, inclusive, induzir a pessoa a caminhar errado, sobrecarregando as articulações dos membros inferiores e provocando outros problemas ainda mais sérios, como tendinites, bursites, artrites e artroses. O simples ajuste na coluna corrige a postura e ajuda o corpo a movimentar-se corretamente, removendo a sobrecarga das articulações. O resultado é que estas voltam a trabalhar devidamente, aliviando a dor. Nos casos em que a dor persiste, pode ser necessária a manipulação diretamente na articulação e intervenções miofaciais na musculatura, para facilitar o movimento e aumentar o espaço articular, devolvendo o funcionamento correto. 

O corpo é completamente interligado, e quando algo começa a não dar certo, ele se reorganiza e se adapta para lidar com essa disfunção. Por isso, logo na primeira consulta, os quiropraxistas avaliam o paciente inteiro, incluindo braços e pernas, e perguntam sobre medicamentos e doenças sistêmicas.

A maioria desses problemas articulares poderiam ter sido prevenidos, caso houve uma manutenção adequada da mobilidade da coluna. Quando esta perde sua saúde esses distúrbios articulares começam a surgir silenciosamente e, em geral, as pessoas descobrem que sofrem depois de muito tempo, quando a dor aparece e procuram finalmente atendimento. 

Nos casos de uso excessivo da articulação (esforços repetitivos), outras partes do corpo podem apresentar problemas também, como uma inflamação severa do tendão, desencadeando uma tendinite. O sintoma mais comum é a dor, mas também pode ocorrer fraqueza. O corpo não consegue se recuperar sozinho da inflamação e é necessário tratar o mais rapidamente possível para evitar complicações mais sérias.

A Quiropraxia oferece uma proposta diferenciada no tratamento desta condição. Além dos ajustes da coluna e da articulação que irão permitir ao corpo funcionar melhor, o quiropraxista irá orientar o paciente sobre mudanças de hábitos que possam estar prejudicando a sua saúde e iniciará uma intervenção com tratamentos complementares à quiropraxia, como as terapias miofasciais, dentre outras. A intervenção interdisciplinar com Fisioterapia é também muito recomendada.

Os benefícios são percebidos logo no início com o alívio das dores e melhora da função, ou seja,  a pessoa passará a realizar atividades rotineiras de maneira indolor e saudável.

Quando pensar em Quiropraxia, pense em saúde e bem estar, e tenha em mente que mantendo atendimentos regulares, você pode se prevenir de diferentes doenças em diversas partes do corpo, mantendo-se mais equilibrado!




Nenhum comentário: