Cefaleia (dor de cabeça)

De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), cerca de 93% da população brasileira já sentiu algum tipo de dor de cabeça e 31% dessas pessoas precisarão de um tratamento clínic
o adequado. 


Em muitos casos, a cefaléia tem origem em situações de stress, provenientes do ritmo de vida acelerado que nos leva a estar sempre em alerta e atenção. Assim, as cadeias musculares podem reagir e levar a uma tensão exagerada e fadiga na musculatura cervical e dos ombros. 

Pesquisas em Quiropraxia apontam músculos na base do crânio que se integram as primeiras vertebras da coluna cervical e tem fibras que se ligam à meninge que recobre o cérebro, causando irritação da mesma e levando aos episódios de dor. O consequente aparecimento de pontos-gatilho nesta região pode levar a incapacidade motora.


Se alguém tem dor de cabeça por pelo menos 2 vezes por semana, existe outra causa específica além dos problemas do dia a dia.Sabe-se que existem aproximadamente 150 tipos de cefaléias (dor de cabeça) descritos na literatura, sendo que os mais comuns estão ligados ao bom funcionamento da coluna cervical. Inflamação nas articulações, má postura, desvios nas vértebras ou no maxilar podem ser patologias que se escondem atrás da dor de cabeça. A Quiropraxia, através de uma avaliação bastante específica, pode identificar as alterações biomecânicas na coluna cervical. Por meio de ajustes articulares, pode-se restabelecer a funcionalidade da coluna, desativando os pontos-gatilho e combatendo os sintomas.

Uma pesquisa americana que comparou o tratamento com Quiropraxia com um grupo que usou amitriptilina, como remédio para dor de cabeça, e um outro grupo placebo. A Quiropraxia se mostrou mais eficiente e as recidivas consideravelmente menores. No grupo tratado com medicamentos houveram casos, inclusive, de aumento da dor.

Há uma revisão sistemática de artigos publicada sobre diversos tipos de tratamentos para dois tipos de dor de cabeça mais comuns: CEFALÉIA TENSIONAL e CEFALÉIA CERVICOGÊNICA. A conclusão foi que a QUIROPRAXIA se mostrou o tratamento mais eficaz para estes casos. O Centro que realizou o estudo é um dos 12 centros norte-americanos que receberam o título de EBPC (Evidence Based Pratice Center, Centro de tratamento baseado em evidências científicas).

Portanto, é importante procurar ajuda especializada para tratar a causa e não apenas o sintoma, melhorando a qualidade de vida do paciente por eliminar a dor de forma definitiva.

Nenhum comentário: